Gigantes de tecnologia dos EUA como Amazon, Apple, Alphabet e Twitter não assinaram o acordo. Microsoft, Facebook e outras 32 empresas globais de tecnologia anunciaram nesta terça-feira (17) promessa conjunta de não ajudar ataques cibernéticos promovidos por qualquer governo.
Além de Microsoft e Facebook, assinaram o compromisso empresas como Cisco, Juniper Networks, Oracle, Nokia, SAP, Dell e as firmas de segurança cibernética Symantec, FireEye e Trend Micro. Gigantes de tecnologia dos EUA como Amazon, Apple, Alphabet e Twitter não assinaram o acordo.
A lista de empresas não inclui nenhuma da Rússia, China, Irã ou Coreia do Norte, o país visto como o mais ativo no lançamento de ataques cibernéticos contra seus inimigos.
Ao firmar o Acordo de Cibersegurança Tecnológica, as empresas prometem proteger seus clientes contra golpes cibernéticos e surge na esteira de ataques cibernéticos, incluindo o WannaCry e o devastador NotPetya.
“Reconhecemos que vivemos em um mundo novo”, disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, em discurso nesta terça-feira na conferência de segurança cibernética da RSA, em San Francisco. “Estamos vivendo em meio a uma geração de novas armas e onde o ciberespaço se tornou o novo campo de batalha.”
Smith disse que os ataques cibernéticos devastadores em 2017 demonstraram a necessidade de o setor de tecnologia “seguir um caminho de princípios em direção a passos mais eficazes para trabalhar juntos e defender clientes em todo o mundo”. Não ficou claro como as empresas mudariam suas políticas atuais como resultado da adesão ao acordo.
A Microsoft não respondeu se a empresa já havia participado de operações cibernéticas ofensivas patrocinadas pelo governo. Também não informou como o compromisso afetaria o cumprimento de ordens de vigilância legalmente obtidas nos Estados Unidos ou em outro país.
O acordo também promete novas parcerias formais e informais dentro da indústria e com pesquisadores de segurança para compartilhar dados sobre ameaças e coordenar divulgações de vulnerabilidades.
Origem: G1 Tecnologia