Assistente pessoal Aura estreou no Brasil durante o Mobile World Congresso; ainda em 2018, ela vai ganhar novas funções. Christian Gebara, vice-presidente executivo da Vivo no Brasil.
Divulgação/Vivo
A Vivo usará até o fim do ano algum de seus assistentes pessoais, movidos a inteligência artificial, para atender seus clientes que quiserem mudar de plano de celular, afirmou Christian Gebara, vice-presidente executivo da Vivo no Brasil.
O Brasil foi um dos seis países escolhidos pela espanhola Telefónica, matriz da Vivo, para estrear a assistente pessoal Aura, que responde a comandos de voz sobre saldos de créditos, valor da fatura e se o pacote de dados está para acabar.
Por aqui, a Vivo já possuía uma ajudante virtual, a Vivi, que roda no aplicativo “Meu Vivo” e dá expediente no Messenger, serviço de bate-papo do Facebook. O reduto da Aura é o novo app “Meu Vivo Mais”, mas no futuro ela deve chegar ao Assistente Google e à Cortana, da Microsoft.
Uma só
Essa profusão de assistentes não deve durar muito mais. “A tendência é integrar. Estamos ainda provando separado e depois a gente faria a integração”, afirma Gebara.
A integração vai unir em uma só assistente as funções das duas. O nome do sistema ainda não está definido. “O mais importante para a gente é ter a plataforma funcionando”, diz o executivo.
Como as duas usam as informações do mesmo banco de dados conectado, que a empresa chama de 4ª plataforma, não será um árduo trabalho fazer a união. Essa plataforma armazena e interliga todas as informações dos clientes da Vivo, coletadas em tempo real.
Além da integração, o próximo passo será oferecer serviços que envolvam transações. “Nesse ano, já vamos ter alguma coisa de transação. Upgrade para mudar de plano, tirar plano. Tudo que a gente faz com o aplicativo ‘Meu Vivo’, vai ser disponível também no Aura.”
Em voz alta
Se hoje a Aura apenas responde em voz alta a perguntas simples, em breve vai dar mais opções aos clientes.
“No futuro, quando o cliente perguntar, ‘Qual meu consumo de dados?’, se ele estiver chegando no limite, a Aura vai poder dizer, ‘Por que você não compra um plano com mais dados?’ ou ‘Por que você não compra um plano adicional?’. Isso vai poder ser transacional. Se o cliente aceitar, bastará clicar ali e contratar”, explica Gebara.
A experiência de contratar um serviço apenas conversando com um robô também será levada ao Messenger. “Igualzinho o que você faz no app, vai poder fazer [no Facebook Messenger].” Atualmente, por meio da Vivi, já é possível solicitar a fatura da conta apenas enviando algumas mensagens pelo serviço de bate-papo.
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Origem: G1 Tecnologia